Bom dia a todos!!
Na minha última postagem, abordei o tema de lombalgia dando o enfoque ao papel do músculo Transverso Abdominal na estabilização da coluna lombar.
Hoje vou falar sobre a localização dele e dos outros músculos profundos citados na última postagem, para que você tenha uma idéia da profundidade deles.
Então vamos lá!
O transverso abdominal (TA) ou transverso do abdome é o mais profundo dos músculos abdominais originando-se nas superfícies internas das cartilagens das sete costelas inferiores, nas cinco vértebras lombares, interdigitando-se com o diafragma, fáscia toracolombar, crista ilíaca, e terço lateral do ligamento inguinal e se insere na linha alba. A linha alba é o centro do músculo reto abdominal, onde está nosso umbigo.
O TA, juntamente com os multífidos (pequenos músculos localizados entre uma vértebra e a outra na parte das costas), que se inserem nas vértebras lombares formam o sistema muscular local, constituído exclusivamente de músculos intrínsecos (internos e profundos). Há também o sistema muscular global constituído de músculos mais superficiais como reto abdominal e oblíquos externos. (LEMOS, 2005; CARPES, 2004)
Esses músculos são trabalhados no Pilates no momento da expiração justamente para otimizar o trabalho e oferecer uma firmeza no local mais importante do corpo.
É na 5ª vértebra lombar que se encontra nosso centro de gravidade, ou seja, onde está nosso eixo de equilíbrio.
Por isso a coluna lombar e a pelve são alvo de tantos desequilíbrios musculares que geram descargas assimétricas de peso para os membros inferiores e assim causam dores e impactos.
Costuma-se utilizar um outro termo além de CORE para o conjunto desses músculos que descreve bem o que eles representam no corpo humano: envelope abdominal.
Fortalecer o envelope abdominal, portanto, significa melhor sustentação, equilíbrio e postura!
Espero que isso tenha aguçado sua curiosidade e que venha experimentar os benefícios do Pilates em seu corpo!
Tenha uma ótima semana!!