Trata-se de uma doença metabólica caracterizada pela redução da densidade mineral óssea, a osteoporose faz com que a redução seja concomitante no mineral ósseo e na matriz óssea, de modo que o osso diminua em quantidade, mas continue apresentando uma composição normal. A densidade óssea diminuída leva a fraturas subseqüentes, sendo os locais mais comuns a parte distal do rádio (Fratura de Colles), as vértebras torácicas e lombares e a parte proximal do fêmur.
A massa óssea máxima é atingida durante o início da idade adulta. Fatores como atividade física, força muscular, dieta, hereditariedade e o estado hormonal contribuem para o desenvolvimento ósseo. Uma vez alcançada a massa esquelética máxima, um pequeno déficit de formação óssea se acumula a cada ciclo de reabsorção e formação de cada unidade multicelular do osso. Assim, a perda óssea está relacionada principalmente a idade.
Embora a perda óssea pareça ser uma conseqüência normal do envelhecimento, nem todos os indivíduos idosos desenvolvem fraturas devido à osteoporose. Muitos fatores determinam quem desenvolverá fraturas, mas o fator predisponente principal está ligado a densidade mineral óssea.
É melhor prevenir do que curar a osteoporose, por isso os hábitos de saúde durante os anos de juventude e vida adulta são importantes. A ingestão dietética adequada de cálcio e vitamina D, evitar o consumo de álcool e o tabagismo além da prática de exercícios físicos, são medidas úteis para a prevenção da osteoporose.
Sabe-se através de estudos, que pelo menos após 8 anos de exercícios praticados freqüentemente, os músculos das costas mais especificamente na região lombar, ainda desfrutam do efeito protetor. O método Pilates, sendo uma técnica que reúne movimentos que contemplam a musculatura postural promove tais efeitos nos clientes praticantes, prevenindo assim possíveis fraturas.
À medida que o cliente começar a ganhar massa óssea, observada através do acompanhamento médico/nutricional, as cargas são re-avaliadas bem como os tipos de exercícios. Além de prevenir a osteoporose, Pilates é um tratamento pois contempla as indicações de prescrição de exercícios com baixas repetições e carga máxima, sendo esta a que for mais adequada para o cliente.
Outros exercícios também atuam no tratamento da osteoporose, em geral, aqueles que oferecem impacto aos ossos pois sabe-se que a deposição de cálcio é acelerada com a energia mecânica que o movimento oferece.
Se você conhece alguém que sofre de osteoporose ou que está apenas com osteopenia, indique a ela um profissional capacitado que presecreverá uma série de atividades adequada para o ganho de massa óssea e muscular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário